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Oi, gentem
Muita gente tem dúvidas de como viajar com seu animal para outro país e hoje eu vou detalhar tudo o que eu fiz para trazer minha Beagle do Rio de Janeiro para Dublin na Irlanda.
O processo é longo e dá um pouquinho de trabalho, então prepare-se com antecedência.
O Brasil é considerado um país de risco elevado e não elegível, portanto o passo a passo é:
Li em vários lugares que eu teria que contratar um despachante pois o destino era a Irlanda. Eu fiz tudo sozinha e em nenhum momento solicitaram intermediação de um despachante.
Assim que soubemos que viríamos morar em Dublin eu comecei a me informar sobre como trazer a Hannah pois eu não viria sem ela.
Como já tínhamos o desejo de sair do Brasil, em 31 de janeiro de 2018 eu microchipei a Hannah. Procedimento super simples. Levei ao veterinário e ele inseriu o microchip na altura das escápulas. Eles te dão um certificado e uns adesivos com o número do microchip.
Então, se você tem essa meta, microchipe seu animal para ganhar algum tempo.
MICROCHIP
SOROLOGIA
Quando recebemos a notícia da viagem para Dublin, levei a Hannah ao veterinário para coletar sangue e fazer a sorologia da raiva. Ela não precisou tomar uma nova vacina contra a raiva, pois a vacinação dela estava em dia e ela foi vacinada após o implante do microchip. A sorologia custou R$ 890,00.
A Irlanda é um dos países mais rigorosos em relação à entrada de animais, então siga o passo a passo corretamente.
No dia 23 de agosto de 2019 ela colheu o sangue que foi enviado para o laboratório TECSA em Belo Horizonte. Nessa data o laboratório ainda era credenciado pela União Europeia. Logo depois ele foi descredenciado, então, provavelmente sua sorologia terá que ser feita fora do país e terá um custo mais elevado.
IMAGEM RETIRADA PARA NÃO SER COPIADA E FALSIFICADA
Depois da coleta do sangue, aguardamos o resultado que deu 4,56 UI/ml e daí não tem outro jeito a não ser esperar a quarentena de 90 dias a partir do dia da coleta, que para nós venceu no dia 23 de novembro de 2019.
Durante esse período eu pesquisei muito sobre todos os documentos, cia aérea e todos os procedimentos.
ATESTADO DE SAÚDE
No dia da consulta eu levei o Atestado de Saúde preenchido apenas para o veterinário colocar os dados do vermífugo que seria administrado contra a tênia.
A quarta folha do CZI tem que ser preenchida com os dados do vermífugo e com a assinatura do veterinário. Pedi que a secretária da clínica veterinária preenchesse os dados no computador e o veterinário assinou.
Se você tiver tempo, preencha a documentação, pois além de poupar tempo na consulta, você se certificará que tudo está corretamente preenchido.
VIGIAGRO
Entrei em contato com a Vigiagro do Rio de Janeiro pelo telefone (21) 3398-6275 ou 7072 e agendei a data e horário para emissão do CZI. Eles só agendam a data para depois dos 90 dias de quarentena.
Depois enviei um e-mail para czi-rj@agricultura.gov.br confirmando data e horário e eles me mandaram os formulários que eu deveria preencher no computador, não pode ser a mão.
Eu levei no dia agendado:
IMAGEM RETIRADA PARA NÃO SER COPIADA E FALSIFICADA
Minha Beagle tem 6 anos e quase 13 quilos. Como eu tenho depressão e síndrome do pânico e me trato com psiquiatra há muitos anos, solicitei que ele emitisse um atestado para levá-la na cabine como cão de suporte emocional. Mesmo com toda a documentação nenhuma cia aérea aceitou transportá-la na cabine como cão de suporte emocional por ela ter quase 13 quilos. Eu inclusive quis comprar uma passagem para ela poder viajar como cão de suporte, mas também não aceitaram. O animal de suporte emocional só é aceito em voos de e para os Estados Unidos.
Esgotada todas as opções de trazê-la na cabine, fechamos com a TAP onde ela veio despachada como carga viva. Eu não paguei o transporte dela, pois cães de suporte emocional não pagam nenhum tipo de taxa.
Comprei na Cobasi uma caixa de transporte da marca Vari Kennel no tamanho intermediário, bem maior que o tamanho dela, mas eu queria que ela viesse confortável.
As dimensões da caixa são: 68cm de altura, 57cm de largura e 82cm de comprimento com peso de aproximadamente 6,9kg. Paguei R$ 664,00.
Se seu animal não tem o costume de viajar e nunca entrou numa caixa de transporte, é importante comprar a caixa com antecedência para ele ir se acostumando com ela. Eu tive 2 semanas para fazer a adaptação da Hannah e na minha opinião não foi suficiente.
No dia do embarque coloquei um edredom com nosso cheirinho no fundo da caixa, junto com uma fralda absorvente caso ela fizesse xixi.
A caixa veio com um comedouro/bebedouro, mas ela logo meteu a pata e derrubou, então ela ficou sem beber água durante os 2 trajetos, mas o veterinário já tinha me tranquilizado quanto a isso.
Saímos do Rio no dia 28 de novembro pela Tap e fizemos conexão em Lisboa, onde ficamos um dia no hotel pet friendly Ibis Lisboa José Malhoa para que ela se recuperasse da viagem. Alugamos um carro porque estávamos cheios de malas, com a Hannah e a caixa de transporte.
Fiz um vídeo da adaptação dela coma caixa de transporte e do primeiro trecho da viagem.
PRIMEIRO TRECHO DA VIAGEM (RIO/LISBOA)
O primeiro trecho foi tranquilo, apesar de não terem dado água a ela, o veterinário já tinha me informado que ela aguentaria tranquilamente.
Assim que eu entrei na aeronave, eu avisei que minha cachorrinha de suporte emocional estava no voo e pedi que confirmassem que ela estava embarcada.
Esperei quase meia hora e ninguém veio me dar resposta.
Chamei novamente a atendente de bordo e pedi que ela se certificasse que a Hannah havia embarcado, mas decolamos e ninguém me trouxe a informação.
Assim que chegamos em Lisboa, já sabíamos onde ela sairia e ficamos esperando. Ela foi a primeira a sair e estava bastante estressada, latindo muito e arranhando a caixa de transporte.
Pegamos ela, retiramos imediatamente da caixa e demos água. Depois fomos direto para a sala de controle zoosanitário onde a médica examinou a documentação dela, eu paguei 40 euros e fomos liberados.
Na saída do aeroporto é necessária a apresentação desse recibo. Fomos para o hotel e descansamos até o dia seguinte pois nosso voo para Dublin saía as 7:45 hs.
O PROBLEMA NO SEGUNDO TRECHO DA VIAGEM (LISBOA/DUBLIN)
Chegamos no aeroporto as 4:30hs para fazer o check-in, despachar as malas e a Hannah, só que a atendente disse que não poderia embarcar a Hannah pois ela não tinha o passaporte europeu e que para Dublin os animais não podem ir no porão do avião.
Expliquei que no Brasil não existe um passaporte que seja válido para a União Europeia e que a Irlanda aceitava cães embarcados no porão.
Ela se recusou a aceitar minhas explicações e me mandou para um outro balcão onde uma funcionária super mal educada me disse que ali eu só poderia remarcar a minha passagem.
Voltei ao guichê do check-in e pedi para falar com o coordenador. Depois de muita conversa entre a funcionária e o coordenador, ela liberou a Hannah para embarque.
A mesma funcionária nos levou até onde deveríamos embarcarcar a Hannah e desacreditou o atendimento telefônico da empresa dizendo que as informações prestadas através desse canal não eram corretas, quando foi ela que errou ao não saber que os documentos da Hannah estavam corretos e que ele poderia ser embarcada como carga viva para Dublin.
Ouvi também de outra funcionária, que se a TAP embarcasse a Hannah estaria fazendo errado e que se eu embarcasse eu que me virasse quando chegasse a Dublin e eles me mandassem de volta. Surreal 1
Total falta de preparo no atendimento da TAP em Lisboa. O mundo não se resume à União Europeia e se eles se comprometem a atender outros países, devem estar a par das leis.
A Hannah embarcou como cão de suporte emocional pois eu sofro de depressão e síndrome do pânico e o acontecido fez com que eu tivesse que tomar medicamentos extras para controlar o stress a que fui submetida. A TAP sabia da minha condição, pois todos os documentos comprobatórios da minha situação foram devidamente enviados.
Assim que cheguei em Dublin enviei um e-mail para a empresa e fiz uma reclamação no Reclame Aqui e até hoje, mais de 2 meses depois, não recebi uma resposta.
Na fila do embarque um outro funcionário se dirigiu a mim e pediu que eu dissesse em Dublin que a Hannah tinha vindo dentro da aeronave e não no porão, ou seja, ele me pediu para mentir para o controle zoosanitário da Irlanda. Surreal 2
Finalmente embarcamos e novamente eu solicitei que a atendente de bordo se certificasse que a Hannah estava embarcada e novamente me deixaram no vácuo.
RECLAMAÇÃO ATÉ HOJE SEM RESPOSTA NO RECLAME AQUI
Quando chegamos em Dublin, Mauricio foi pegar as malas e eu fui procurar o local onde a Hannah sairia para pegá-la.
Ela já estava na sala do controle zoosanitário, ou seja, o funcionário que a recebeu sabia que ela veio no porão do avião. Nenhum problema!
Ele me recebeu, me ajudou a retirá-la da caixa, colocar na coleira e dar água. Eu perguntei quais documentos ele precisava para a liberação e ele disse que como em Portugal já tinham olhado os documentos, eu estava liberada.
Pegamos um carro alugado e seguimos para o AIRNB que alugamos por 1 mês enquanto procurávamos um apartamento para alugar.
Vou deixar o contato do local AQUI, pois é uma casinha pet friendly muito simpática em Dublin 5. O proprietário mora na frente e construiu essa casinha no terreno na parte de trás. Gostamos muito do tempo que ficamos lá. Tem comércio e transporte perto.
Outros links úteis:
https://www.citizensinformation.ie
https://www.agriculture.gov.ie/pets/
Espero ter ajudado, mas caso você tenha alguma dúvida que eu não tenha explicado acima, mande um e-mail para contato@makesbycarla.com.br
Maquiadora profissional, enlouquecida por maquiagem e sempre de olho nos produtos que chegam ao mercado.
Adoro um bom filme, um bom livro, viajar muiiito e estar com minha filhota de 4 patas. O objetivo do blog é dar minha opinião sincera sobre tudo e interagir com as leitoras.
Achei bom demais esse post em Carla, você explicou tudo e mais um pouco.
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Achei um descaso com o que aconteceu você no problema no segundo trecho da viagem, e fora você nem ter tido uma resposta da sua reclamação no site reclame aqui, enfim, o bom é que no final tudo deu super certo
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Carla Freitas Respondeu:
fevereiro 11th, 2020 em 14:36
@Priscilahonnda, Quis fazer um post bem explicadinho para ajudar quem estiver se mudando do Brasil pra cá!!! Pois é, o que eu passei no segundo trecho foi surreal e a TAP cagou na minha cabeça, mas estamos bem e isso que importa!!!
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Achei o seu post muito bem detalhado. Obrigada por compartilhar conosco, ajuda muitooo!!! Feliz que vcs tenham chegado bem!
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Carla Freitas Respondeu:
novembro 26th, 2021 em 8:49
@michelle,
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Amei todas as informações que você passou para nós, estou na luta para levar a minha cadela e a minha gatinha do Brasil para Irlanda de Dublin também. Muito obrigada por ter compartilhado todas as informações conosco. Valeu mesmo! Deus te abençoe
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